“O turismo ecológico é o segmento turístico que, proporcionalmente, mais cresce no mundo. E a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf, como um dos principais agentes de desenvolvimento sustentável do vale do São Francisco em Minas Gerais , tem a missão de apoiar toda e qualquer ação nesse sentido. Foi o que afirmou Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf em Minas, durante visita técnica do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho e do presidente em exercício da Codevasf Clementino de Souza Coelho, que estava acompanhado pelo diretor da área de revitalização de bacias hidrográficasdo São Francisco, Guilherme Almeida, à cidade de São Roque de Minas e ao Parque Nacional da Serra da Canastra – Parnacanastra, no último final de semana.
Durante a visita o ministro Fernando Bezerra assinou a autorização para abertura de procedimento licitatório visando a execução das obras de revitalização de estradas internas do Parnacanastra. Nessas ações o Ministério da Integração Nacional, por intermédio da Codevasf irá investir recursos da ordem de R$13 milhões.
De acordo com dados da Codevasf os investimentos irão impulsionar, ainda mais, o turismo ecológico no local, melhorando as condições de tráfego no Parque. O projeto básico consiste na execução de estudos e a proposição de soluções viárias, visando corrigir as deficiências existentes nos trechos avaliados, envolvendo traçado, solução geotécnica e geológica, projetos de terraplanagem, drenagem, obras de arte correntes, preservação do meio ambiente e segurança viária. Numa extensão de 190,85 km , serão 176,73 km de revestimento primário, 6,0 km em calçamento tipo bloquete e 8,12 km de acessos exclusivos para pedestres.
Na solenidade de assinatura da autorização para inicio das ações de revitalização das estradas do Parnacanastra, o ministro Fernando Bezerra falou da importância desse investimento na preservação do local para as gerações futuras. Fez questão de enfatizar que a sua vinda à essa região marca o seu compromisso com a orientação da presidenta Dilma Rousseff em priorizar a defesa da sustentabilidade da preservação ambiental. Na oportunidade, o procurador geral de Justiça de Minas Gerais, Alceu Torres, entregou ao ministro placa comemorativa de dez anos de atuação da Defensoria Pública do Rio São Francisco.
Para o engenheiro agrônomo Fernando Britto. Chefe de gabinete da Codevasf em Minas e vice presidente da Sociedade Mineira de Engenheiros Agrônomos, também presente ao evento, a atuação da Codevasf na região do Alto São Francisco, nos últimos seis anos, tem sido mais constante, sempre com ações de revitalização da bacia hidrográfica do rio São Francisco, através de procedimentos de recuperação de processos erosivos e de implantação de sistemas de esgotamento sanitário e agora, agindo diretamente dentro do Parque nacional da Serra da Canastra, onde o rio nasce.
Durante sua presença na região do Alto São Francisco o ministro e sua comitiva realizaram visita técnica ao Parnacanastra, onde receberam informações sobre o local, por técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade -ICMBio/Ministério do Meio Ambiente, e, em seguida, conheceu de perto as nascentes históricas do Velho Chico. No seu retorno para a cidade de São Roque de Minas, o ministro fez o plantio simbólico de mudas do bioma natural, como aroeira vermelha, aroeira salsa e acoita-cavalo. Durante toda a sua permanência na região, o ministro Fernando Bezerra foi acompanhado por vários prefeitos da região; deputados estaduais; coordenador do Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas de Minas Gerais, Aluísio Fantini; presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco, Geraldo dos Santos; entre outras autoridade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário